top of page

A APLV, alergia a proteína a leite de vaca é a alergia alimentar mais comum entre crianças.

  • anabel0
  • 20 de set. de 2023
  • 1 min de leitura

ree

Você sabia que a alergia a proteína a leite de vaca (APLV) é a alergia alimentar mais comum entre crianças? Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, cerca de 2% a 3% das crianças menores de três anos sofrem com essa condição, que pode causar sintomas como diarreia, vômito, cólica, urticária e até dificuldade respiratória.

Mas como perceber se seu filho tem APLV? O diagnóstico é feito por um médico alergista, que vai avaliar o histórico clínico e os exames laboratoriais da criança. Mas existem alguns sinais que podem indicar uma reação alérgica ao leite de vaca, como:


- Aparecimento de sintomas logo após a ingestão do leite ou de derivados, como queijo, iogurte e manteiga.


- Melhora dos sintomas quando o leite é retirado da dieta.


- Piora dos sintomas quando o leite é reintroduzido na dieta.


Se você suspeita que seu filho tem APLV, procure um médico e não faça a exclusão do leite por conta própria, pois isso pode prejudicar o desenvolvimento e a nutrição da criança. O tratamento consiste em substituir o leite de vaca por outras fontes de cálcio e proteína, como leites vegetais, fórmulas especiais e suplementos. Além disso, é importante ler os rótulos dos alimentos e evitar aqueles que contêm traços de leite ou derivados.


A boa notícia é que a maioria das crianças com APLV supera a alergia até os cinco anos de idade, podendo voltar a consumir o leite normalmente. Mas isso só deve ser feito com orientação médica e seguindo um protocolo de reintrodução gradual e monitorada.


Espero que esse post tenha sido útil para você. Se você gostou, compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário. Para marcar uma consulta clique aqui.

 
 
 

Comentários


bottom of page