Vacinação do COVID para crianças e adolescentes.
- anabel0
- 17 de ago. de 2021
- 1 min de leitura

Vacinar crianças e adolescente para COVID-19 é importante para atingir imunidade coletiva e diminuir a disseminação do vírus SARS-Cov-2, especialmente das variantes de maior transmissibilidade, contribuindo para a volta as aulas e atividades presenciais.
Considerando que o risco de ocorrerem formas graves de COVID-19 em crianças e adolescentes é baixo, e poucas evidencias sobre a segurança das vacinas disponíveis para esta faixa etária, em um primeiro momento, a Sociedade Brasileira de Pediatria e o Programa Nacional de Imunizações recomendam a vacinação para adolescentes com fatores de risco (comorbidades, imunossupressão, gestação e outras).
A vacinação também para adolescentes saudáveis, sem comorbidades, virá em seguida, e, no Estado de São Paulo, está prevista para iniciar em 18/08/2021 para os maiores de 12 anos de idade.
Inicialmente será oferecida a vacina da Pfizer, em duas doses, com intervalo até 90 dias. Também está prevista a possibilidade de antecipar a segunda dose deste imunizante para 21 dias, o que aguarda autorização da ANVISA – Agencia Nacional de Vigilância Sanitária.
A inclusão da vacina Coronavac, também para crianças e adolescentes, segue aguardando liberação pela ANVISA.
Importante ressaltar que, mesmo para as pessoas vacinadas para COVID-19, deve-se continuar o uso de máscaras, higiene frequente das mãos e uso de álcool gel a 70%, além do distanciamento social, evitando aglomerações, pois ainda há um número grande de pessoas sem vacinação completa.







Comentários